A Blum e o Hamster Kombat ilustram bem a volatilidade e as tendências do mercado de criptoativos e aplicativos “tap-to-earn”. A Blum, uma DEX (exchange descentralizada) recente, já está demonstrando crescimento acelerado e conquistando uma ampla base de usuários, enquanto o Hamster Kombat, anteriormente popular no universo dos jogos, enfrenta uma queda significativa de jogadores.
O Crescimento Rápido da Blum
A Blum entrou no mercado em 19 de abril de 2024 e, em poucas horas após seu anúncio, conquistou 100 mil usuários, um indicador impressionante de seu potencial. Com 42 milhões de usuários registrados em novembro e o canal “Blum: All Crypto – One App” acumulando mais de um milhão de novos inscritos nos primeiros dias de novembro, o aplicativo atraiu a atenção tanto de usuários quanto de investidores institucionais.
Este crescimento chamou a atenção da Binance Labs, que recentemente anunciou um investimento na Blum, além de incluir o mini-app no Programa MVB (Most Valuable Builder) da BNB Chain. Esse programa é seletivo, com uma taxa de aceitação de apenas 2%, o que destaca o potencial e o diferencial da Blum no mercado de criptoativos.
A Queda do Hamster Kombat e o Modelo “Tap-to-Earn”
Por outro lado, o Hamster Kombat — um dos primeiros jogos de “tap-to-earn” — passou de uma base de 300 milhões de usuários para apenas 36 milhões em poucos meses. Esse declínio pode ser atribuído a uma série de fatores, entre eles a alocação de tokens durante o airdrop, considerada injusta pelos jogadores. Esse aspecto prejudicou a percepção do jogo e causou um êxodo de usuários.
O caso do Hamster Kombat não é isolado. Outros jogos no modelo “tap-to-earn” também enfrentaram dificuldades em reter jogadores após o lançamento de seus tokens. O jogo Catizen, por exemplo, também sofreu uma queda na base de usuários devido a funcionalidades que deixaram os jogadores insatisfeitos, sugerindo que o modelo “tap-to-earn” pode ser problemático em termos de sustentabilidade.
Tendências na Blockchain TON e o Comportamento dos Usuários
A tendência de queda nos ativos bloqueados na Blockchain TON também reflete essa volatilidade no setor de criptoativos. De acordo com dados da DeFiLlama, os ativos totais bloqueados (TVL) na TON caíram para US$ 354 milhões, deixando a blockchain em 21º lugar no ranking global, uma posição bem inferior aos top 10 de alguns meses atrás. Essa queda sugere que muitos usuários aproveitam os tokens oferecidos inicialmente e, depois, deixam de interagir com a plataforma, o que compromete o crescimento de longo prazo dos aplicativos.
O Futuro dos Jogos e Aplicativos Cripto
Apesar da recente queda em popularidade de alguns jogos, muitos jogadores e investidores ainda estão atentos a novos projetos de distribuição de tokens, como Blum, Tapswap, MemeFi e X Empire. O verdadeiro desafio para esses aplicativos é manter o interesse dos usuários após o lançamento oficial dos tokens e garantir um crescimento contínuo e sustentável.
A sustentabilidade no setor cripto exige que as plataformas pensem em modelos de recompensa que incentivem o engajamento de longo prazo, além de funcionalidades e experiências de usuário que mantenham o público fiel. Se essas plataformas conseguirem inovar e oferecer valor real além dos incentivos financeiros iniciais, podem encontrar um caminho de sucesso duradouro.